Filmes por gênero

AS APARÊNCIAS ENGANAM (1994)

Milk money
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Lição de anatomia (Portugal)
Un regalo para papá (Espanha)
Eligiendo mamá (Argentina)
La surprise (França)
Quand les gamins s'en mêlent (Canadá)
Lezioni di anatomia (Itália)
Taschengeld (Alemanha, Austria)
Lommepenge (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica
Direção: Richard Benjamin
Roteiro: John Mattson
Produção: Kathleen Kennedy, Frank Marshall
Design Produção: Paul Sylbert
Música Original: Michael Convertino
Direção Musical: Artie Kane
Coreografia: Adam Shankman
Fotografia: David Watkin
Edição: Jacqueline Cambas
Figurino: Theoni V. Aldredge
Guarda-Roupa: Linda Matthews, Nava R. Sadan, Carol Buckler e outros
Maquiagem: Naomi Donne, Richard Arias, Nadege Schoenfeld
Efeitos Sonoros: Mike Dobie, Paul Massey, Bob O'Brien e outros
Efeitos Especiais: Alan E. Lorimer, Lambert Powell, Bruce Mattox, Paul Stewart
Efeitos Visuais: Pablo Ferro
Nota: 6.9
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Melanie Griffith V
Ed Harris Tom Wheeler
Michael Patrick Carter Frank Wheeler
Malcolm McDowell Waltzer
Anne Heche Betty
Philip Bosco Jerry
Brian Christopher Kevin Clean
Adam LaVorgna Brad
Kevin Scannell Sr. Clean
Jessica Wesson Stacey
Amanda Sharkey Holly
Margaret Nagle Sra. Fetch
Katie Powell Sra. Clean
Tom Coop Irmão de Holly
Greg Procaccino Ladrão
Tony D. Davis Motrista de táxi
Julia Montgomery Mãe de Stacey
William John Murphy Charlie, o xerife
Darnell Suttles Repórter
Mark Pennell Pai de Holly
Ann Reskin Mãe de Holly

Indicações

Prêmios Razzie, Los Angeles, California, Estados Unidos

Prêmio Razzie de Pior Roteiro (John Mattson )

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Frank  é um garoto de onze anos que perdeu a mãe ainda muito pequeno e vive com o pai, Tom Wheeler, um biólogo que tenta em vão salvar um pântano que será aterrado, pois, segundo ele, o mesmo é uma rica fonte para pesquisas da fauna e flora locais.

Certo dia, em companhia de seus dois amigos, Brad e Kevin, Frank deixa o subúrbio onde mora e vai ao centro da cidade na esperança de ver uma mulher nua. Ao chegarem lá, os garotos encontram uma prostituta conhecida como “V”, que se diz disposta a mostrar seus seios em troca do dinheiro que eles carregam.

Algum tempo depois, ao decidirem voltar para suas casas, os três amigos verificam que suas bicicletas foram roubadas. Preocupada com a situação deles, “V” fala com um amigo e com outra prostituta, Betty. O amigo vem desviando o dinheiro que deveria chegar ao chefe, Waltzer, o qual, por sua vez, vem roubando o chefe da máfia, Jerry.

Ao perceber que os garotos estão na chuva, “V” toma a decisão de dar-lhes uma carona até o subúrbio onde moram. Ao chegarem à casa de Frank, o carro dela se quebra e, sem opção, “V” aceita o convite do jovem para passar a noite numa pequena cabana construída no topo de uma árvore.

Ao vê-la na cabana, Tom fica surpreso e se oferece para reparar o seu carro quando de sua próxima folga na escola onde ensina ciências. Frank diz ao pai que “V” é uma professora de matemática que está dando aulas ao seu amigo Brad. Tom não percebe que ela se acha hospedada na cabana. Enquanto isso, o garoto faz de tudo para que ela se sinta atraída pelo pai viúvo.

No dia seguinte, “V” toma conhecimento, pela televisão, que seu amigo fora assassinado por Waltzer. Ao telefonar para Betty, fica sabendo que o bandido está à sua procura. Preocupada e com seu carro ainda quebrado, “V” pega uma velha bicicleta de Tom e corre ao seu encontro. Ao voltarem, ele não consegue consertar o carro e, por outro lado, ela percebe que provavelmente estará mais segura no subúrbio, local mais difícil de ser encontrada por Waltzer.

Dias depois, ao descobrir a verdade sobre “V”, Tom fica zangado, confuso e magoado. Muito sincera, ela lhe conta toda a verdade sobre sua vida, dizendo-lhe que seu verdadeiro nome é Eve, mas por achá-lo extremamente bíblico, resolvera retirar os dois “s”, ficando apenas “V”. A partir dessa conversa, o relacionamento entre os dois começa a se afirmar.

Por outro lado, através de Betty, Waltzer descobre finalmente o paradeiro da prostituta. Assim, certo dia, quando Tom e “V” vão juntos a uma dança na escola e, em seguida, aproveitam a noite na cidade, são surpreendidos com a chegada inesperada do bandido. Por uma imensa sorte, Waltzer é finalmente eliminado.

Ansiosa com sua situação, já que não pretende retornar à prostituição, “V” procura Jerry, o chefe da máfia, a quem fala sobre a maneira como Waltzer vinha desviando o dinheiro que deveria chegar até ele. Em seguida, pede-lhe para largar sua velha profissão, para ser esquecida. O “chefão” sucumbe ao seu charme e lhe diz que vai procurar ficar mais atento aos seus negócios e que ela não precisa continuar com qualquer tipo de receio.

No carro do amigo que havia sido assassinado por Waltzer, “V” descobre o dinheiro roubado e o utiliza em projetos de preservação do meio ambiente, começando, assim, uma vida nova e feliz.

imagem

Comentários

Realizada pelo cineasta Richard Benjamin, a partir de um roteiro escrito por John Mattson, “As Aparências Enganam” é uma boa comédia romântica do cinema americano. Sua trama gira em torno de um garoto de onze anos que faz de tudo para que seu pai, viúvo, se interesse por uma prostituta de bom coração que procura fugir de um mafioso.

Richard Benjamin realiza um bom trabalho, embora o roteiro deixe a desejar. No elenco, Ed Harris se sai muito bem no papel do pai viúvo, o que não ocorre com Melanie Griffith, que não nos brinda com uma bela atuação. Já o adolescente Michael Patrick Carter rouba as cenas das quais participa.

CAA