Filmes por gênero

UMA LUZ NA ESCURIDÃO (1992)

Shining through
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Une lueur dans la nuit (França)
Vite sospese (Itália)
Resplandor en la oscuridad (Espanha)
Un destello en la oscuridad (Argentina)
Wie ein Licht in dunkler Nacht (Austria, Alemanha)
I örnens klorn (Suécia)
I ørnens klør (Dinamarca)
Swiatlo w mroku (Polônia)
Свет во тьме (Rússia)
Pais: Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: Drama, Suspense, 2ª Guerra Mundial
Direção: David Seltzer
Roteiro: David Seltzer
Produção: Carol Baum, Howard Rosenman, Sandy Gallin, David Seltzer
Design Produção: Anthony Pratt
Música Original: Michael Kamen
Direção Musical: Christopher Brooks
Coreografia: Paul Killick
Fotografia: Jan de Bont
Edição: Craig McKay
Direção de Arte: Desmond Crowe, Kevin Phipps
Figurino: Marit Allen
Guarda-Roupa: Rosemary Burrows, Pat Williamson, Philip Rainforth e outros
Maquiagem: Axel Zornow, Valli O'Reilly, Marianne Müller e outros
Efeitos Sonoros: Tom Fleischman, Douglas Murray, Deborah Wallach e outros
Efeitos Especiais: Richard Conway, Bob Hollow, R. Richtsfeld, Adolf Wojtinek
Efeitos Visuais: Janos Pilenyi
Nota: 7.4
Filme Assistido em: 1993

Elenco

Michael Douglas Ed Leland
Melanie Griffith Linda Voss
Liam Neeson Franze-Otto Dietrich
Joely Richardson Margrete Von Eberstein
John Gielgud Sunflower
Francis Guinan Andrew Berringer
Patrick Winczewski Fishmonger
Anthony Walters Filho de Dietrich
Victoria Shalet Filha de Dietrich
Sheila Allen Olga Leiner, mãe de Margrete
Stanley Beard Pai de Linda
Sylvia Syms Mãe de Linda
Ronald Nitschke Horst Drescher
Hansi Jochmann Hedda Drescher
Peter Flechtner Oficial da S.S. no Mercado de Peixes
Alexander Hauff Oficial da S.S. no Mercado de Peixes
Claus Plankers Oficial da S.S. no Mercado de Peixes
Lorinne Vozoff Diretor de Pessoal
Mathieu Carrière Von Haefler
Wolf Kahler Comandante de Fronteira
William Hope Kernohan
Thomas Kretschmann Homem na Estação de Zurique
Klaus Münster Motorista de táxi
Markus Napier Oficial da S.S.
Ludwig Haas Hitler
Clement von Franckenstein Entrevistador da BBC
Hana Maria Pravda Babysitter
Markus Kissling Guarda da Fronteira Suiça
Janis Martin Cantora de Ópera

Prêmios

Prêmios Golden Camera, Alemanha

Prêmio Golden Camera de Melhor Atriz Internacional (Melanie Griffith)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1940, Linda Voss, uma jovem mulher de origem irlandesa/alemã judia, tenta empregar-se como secretária de um escritório de advocacia em Nova York, mas é rejeitada por não se ter graduado numa famosa Faculdade para mulheres. Entretanto, como fala fluentemente alemão, ela se torna tradutora do Dr. Ed Leland, um advogado conhecido por sua falta de humor.

Com o passar do tempo, ela vem a suspeitar que ele esconde segredos obscuros. Suas suspeitas são comprovadas quando a América se junta aos Aliados e ele surge como um coronel da Agência de Serviços Estratégicos (ASE).

Ela passa a acompanhá-lo em reuniões confidenciais em Nova York e Washington e, em pouco tempo, eles se tornam amantes. Quando ele é subitamente enviado em uma missão, ela é deixada sozinha e arrasada. Designada para trabalhar no Departamento de Guerra, Linda anseia por notícias dele até que, de repente, ele reaparece com uma atraente Oficial.

Quando, juntamente com outros colegas, Ed precisa substituir um agente assassinado em Berlim, Linda o persuade a levá-la por conta de sua fluência em alemão e seu desejo de contribuir para o esforço de guerra. Na realidade, em relação ao trabalho de inteligência, ela só conhecia o que havia assistido em filmes. Sua missão consiste em trazer de volta os dados sobre a bomba voadora V-1.

Eles viajam para a Suíça, onde ele a deixa aos cuidados do espião Konrad Friedrichs, de codinome “Girassol”. Este a instala no porão de sua mansão em Berlim e a apresenta à sua sobrinha, Margrete Von Eberstein, uma socialite que também trabalha como uma agente dos Aliados.

Linda é plantada como cozinheira na casa de um nazista em ascensão social, mas seu primeiro jantar é um desastre. Ela é, então, levada para a casa de um oficial nazista de alta patente, Franze-Otto Dietrich, que tinha sido um dos convidados no jantar, a fim de ficar como babá dos filhos dele. Entre os documentos confidenciais que ele traz para casa, Linda encontra alguns que se achavam em sua lista para serem fotografados.

Com as crianças sob seus cuidados, ela rastreia o esconderijo de seus parentes e descobre que os mesmos já haviam sido capturados. Com toda a esperança perdida, sirenes de ataque aéreo retumbam na cidade enquanto pessoas correm desarvoradas pelas ruas com os edifícios ao redor sendo destroçados. Os ataques aéreos deixam as crianças assustadas, fazendo com que elas revelem a existência de um pequeno esconderijo, onde Linda encontra e secretamente fotografa documentos ultra-secretos de Dietrich.

Na noite seguinte, Dietrich a convida para a Ópera, onde ela encontra a mãe de Margrete. Em desespero, ela foge da casa Dietrich e procura abrigo junto à Margrete, apenas para descobrir que ela é um agente duplo, que traiu seus primos e que agora a traiu também. Margrete atira nela, ferindo-a, mas Linda a domina e a mata. Apesar da dor, ela consegue escapar por pouco dos oficiais alemães que invadem o apartamento.

Gravemente ferida, Linda é encontrada e resgatada por Ed, que viera à Berlim sob o disfarce de um oficial alemão de alta patente. Fingindo ser mudo, já que não fala a língua local, ele a leva para a estação ferroviária onde ambos embarcam em um trem com destino à fronteira com a Suíça. Uma vez na fronteira, como Linda se acha gravemente ferida e com seus documentos vencidos, Ed tenta fugir dos guardas alemães que disparam e o ferem. Com dificuldade, ele entra em território suíço. Um guarda de fronteira, suíço, atira no alemão, ato justificado pelo fato do segundo tiro disparado contra Ed, ter ocorrido quando ele já havia cruzado a linha da fronteira.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta americano David Seltzer, “Uma Luz na Escuridão” é um interessante filme de espionagem de guerra. Embora apresente algumas inconsistências, o roteiro é interessante e segue num crescendo.

Na direção, Seltzer nos apresenta um trabalho razoavelmente bom. Por outro lado, a trilha sonora, a cargo de Michael Kamen, nos brinda com belas canções como “Goodnight Sweetheart”, “I'll Be Seeing You”, “In the Mood” e “Moonlight Serenade”, entre outras.

No elenco, a dupla formada por Michael Douglas e Melanie Griffith, embora não se ache em seus melhores dias, não chega a prejudicar o conjunto da obra.

CAA