Filmes por gênero

REENCARNAÇÃO (2004)

Birth
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: La naissance (Canadá francês)
Birth - Io sono Sean (Itália)
Reencarnación (Espanha, Argentina)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Drama, Mistério
Direção: Jonathan Glazer
Roteiro: Jonathan Glazer, Milo Addica, Jean-Claude Carrière
Produção: Lizie Gower, Nick Morris, Jean-Louis Piel
Design Produção: Kevin Thompson
Música Original: Alexandre Desplat
Direção Musical: Peter Raeburn
Fotografia: Harris Savides
Edição: Sam Sneade, Claus Wehlisch
Direção de Arte: Jonathan Arkin
Figurino: John A. Dunn
Guarda-Roupa: Joanna Brett, Kevin Ritter, Fionnuala Lynch
Maquiagem: Chris Bingham, Lynn Campbell, Robert McCann, Marjorie Durand
Efeitos Sonoros: Michael Barosky, Ed Colyer, James Mather e outros
Efeitos Especiais: John Ottesen, Ron Ottesen
Efeitos Visuais: Tom Debenham, Dominic Sidoli
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 2005

Elenco

Nicole Kidman Anna
Cameron Bright O jovem Sean
Danny Huston Joseph
Lauren Bacall Eleanor
Alison Elliott Laura
Arliss Howard Bob
Michael Desautels Sean
Anne Heche Clara
Peter Stormare Clifford
Cara Seymour Sra. Conte
Ted Levine Sr. Conte
Milo Addica Jimmy
Novella Nelson Lee
Joe M. Chalmers Sinclair
Zoe Caldwell Sra. Hill
Charles Goff Sr. Drummond
Sheila Smith Sra. Drummond
Elizabeth Greenberg Professora
Lisa Barnes Vizinha de Clara

Indicações

Prêmios Globo de Ouro, EUA

Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Nicole Kidman)

Círculo de Críticos de Cinema de Londres, Inglaterra

Prêmio Atriz do Ano (Nicole Kidman)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Ouro (Jonathan Glazer)

Prêmios para Jovens Artistas, EUA

Prêmio de Melhor Ator Jovem em Papel Coadjuvante (Cameron Bright)

Sinopse

Dez anos após a morte súbita de seu marido Sean, Anna finalmente está pronta para recomeçar sua vida, ao aceitar o pedido de casamento de Joseph, um culto e bem-humorado homem que pacientemente esperou por essa decisão dela por três longos anos.  Tal decisão agrada sua mãe, Eleanor, uma elegante dama que acolhera Joseph no espaçoso e aristocrático apartamento da 'Upper East Side, em Nova York.

O apartamento tem sido o lar de Anna, desde a morte de Sean, e é também a atual residência de sua irmã grávida, Laura, e de seu marido, Bob, que estão reformando seu imóvel.   E é nesse ambiente que amigos e parentes se reúnem, uma noite, para celebrarem o noivado de Anna e Joseph.  Entre os convidados, encontram-se Clifford, que tinha sido o melhor amigo de Sean, e sua mulher, Clara.  

Ao chegarem ao 'lobby' de mármore do edifício, Clara pede a Clifford que suba enquanto ela vai apanhar um presente que ficara no carro.  Nesse momento, ela vê um garoto sentado sozinho numa ante-sala.  Em seguida, deixa o edifício e, ao invés de se dirigir ao seu carro, ela vai até o Central Park sem perceber que o garoto a segue.  Ao voltar ao prédio do apartamento, um pouco mais tarde, encontra o garoto na mesma ante-sala.  

Logo após a festa do noivado, é celebrado o aniversário de Eleanor, numa reunião íntima a qual comparece a amiga da família, Sra. Hill.  Antes do bolo ser cortado, surge inesperadamente o mesmo garoto da ante-sala.  Ninguém o conhece.  Ele se dirige à Anna e lhe diz que quer ter uma conversa a sós com ela.  Sem entender o que está acontecendo, ela o acompanha até a cozinha, onde ele diz chamar-se Sean e ser seu falecido marido, oportunidade em que lhe pede para não se casar com Joseph.  Acreditando tratar-se de uma brincadeira de mal gosto, furiosa, ela o arrasta até o andar térreo, instruindo o porteiro, Jimmy, a fazer com que ele vá embora.  Jimmy diz que conhece o garoto e que ele se chama Sean.  O garoto não desiste e começa a escrever para Anna.  Ele visita o edifício com freqüência em companhia de seu pai, o Sr. Conte, o qual tem alguns clientes entre seus moradores.  

Joseph, curioso em relação ao jovem Sean, decide falar com ele no apartamento em que o pai dele está trabalhando.  Os três adultos, Joseph, Anna e o Sr. Conte, pedem-lhe para que deixe de importunar Anna, ao que ele se recusa.  Quando o garoto desmaia ao fim da confrontação, Anna tem pena dele.  

O surgimento do jovem Sean na vida de Anna provoca reações diversas na família dela.  Por sugestão dele, Bob o sabatina sobre a vida do marido de Anna, ocasião em que o garoto mostra conhecer detalhes da vida do falecido Sean, deixando todos perplexos.  Mas o que mais chama a atenção, é a intensidade e a certeza de seu amor por Anna.  

A Sra. Conte, que se acha separada do pai de Sean, permite que o filho visite Anna, na esperança de que ele acabe com essa fixação e abandone sua crença de que é o marido morto dela.  Entretanto, são as crenças de Anna que se mostram abaladas.  Embora ela não possa negar o absurdo de tudo isso, começa a se sentir atraída pelo garoto, desprezando inclusive os apelos do noivo e da família para que deixe de vê-lo.   

Pode esse garoto ser realmente o marido de Anna voltando para ela?  Como pode ela recusar a oportunidade de experimentar novamente o amor que sentia por ele?

imagem imagem imagem

Comentários

"Reencarnação" é um bom e delicado filme de mistério/drama, com alguma dose de suspense.  Realizado pelo cineasta Jonathan Glazer, que também participa da estruturação do roteiro, é um filme onde a atmosfera fala mais alto do que os diálogos.

Glazer nos brinda com grandes momentos como, por exemplo, a seqüência de três minutos em que o rosto de Anna é mostrado em close-up, durante a apresentação de uma ópera, e na qual Nicole Kidman deixa brilhantemente transparecer todas as emoções que sua personagem está vivenciando logo após ter-se dado conta de que o jovem Sean pode ser a reencarnação de seu falecido marido.

O filme é tecnicamente muito bom.  Além do ótimo trabalho de Glazer, merecem destaques a bela fotografia de Harris Savides, a trilha sonora de Alexandre Desplat e as magníficas atuações de Nicole Kidman, Cameron Bright e Lauren Bacall.

"Reencarnação" mantém o interesse do público do início ao fim, quando alguns espectadores poderão se sentir desapontados com o seu desfecho.

CAA