Filmes por gênero

DANÇANDO NAS NUVENS (1955)

It's always fair weather
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Beau fixe sur New York (França, Bélgica)
È sempre bel tempo (Itália)
Siempre hace buen tiempo (Espanha)
Siempre hay un día feliz (México, Uruguai)
Vorwiegend heiter (Alemanha, Austria)
Alltid vackert väder (Suécia)
Zonneschijn over New York (Holanda)
På gensyn, gutter (Dinamarca)
Всегда хорошая погода (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Dramática, Musical
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Roteiro: Betty Comden, Adolph Green
Produção: Arthur Freed
Direção Musical: André Previn
Coreografia: Stanley Donen, Gene Kelly
Fotografia: Robert J. Bronner
Edição: Adrienne Fazan
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Arthur Lonergan
Figurino: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Wesley C. Miller
Efeitos Especiais: Warren Newcombe, Irving G. Ries
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1956

Elenco

Gene Kelly Ted Riley
Cyd Charisse Jackie Leighton
Dan Dailey Doug Hallerton
Dolores Gray Madeline Bradville
Michael Kidd Angie Valentine
David Burns Tim
Hal March Rocky Heldon
Steve Mitchell Kid Mariacchi
Paul Maxey Sr. Fielding
Jay C. Flippen Charles 'Charlie' Culloran
Peter Leeds Sr. Trasker
Madge Blake Sra. Stamper
Alex Gerry Sr. Stamper
Eugene Borden Chef italiano
Dick Simmons Sr. Grigman
Herbert Lytton Médico
Charles Sullivan Georgie
Benny Burt Larry
Paul Bryar Carl
Tom Bernard Page
Wilson Wood Roy
Phil Arnold Butch
Sven Hugo Borg Svenson, massagista
Frank Mitchell Motorista de táxi

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor História e Roteiro (Betty Comden, Adolph Green)

Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Musical (André Previn)

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Musical Americano (Betty Comden, Adolph Green)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

 Terminada a Segunda Guerra Mundial, três ex-combatentes americanos e grandes amigos, Ted Riley, Doug Hallerton e Angie Valentine, combinam de se encontrarem dez anos depois em seu bar favorito. Nos anos que se seguem, eles percorrem caminhos totalmente diferentes. Ted, que queria se tornar um advogado idealista, tornou-se um promotor de lutas, associando-se a pessoas sombrias do submundo. Doug, que tinha planejado se tornar um pintor, conseguiu um trabalho de alto estresse como publicitário e seu casamento está por um fio. Angie, que planejava se tornar um chef gourmet, vende hambúrguer em  uma lanchonete de Nova York e tem esposa e filhos.

Ao chegar à data combinada, eles voltam a se encontrar em um caríssimo restaurante, como convidados de Doug, onde se acham algumas pessoas de sua agência de publicidade, bem como a bela produtora de TV, Jackie Leighton, uma jovem atraente e inteligente. Logo num primeiro momento, eles se odeiam por verem nos antigos amigos inseparáveis, uma realidade totalmente diferente daquela que haviam sonhado. No entanto, quando estão prestes a se separarem, Doug encontra o Sr. Fielding, um executivo de uma agência de publicidade, que os convida para assistirem um ensaio de seu novo show e eles relutantemente aceitam. No teatro, ao ter início o ensaio, a temperamental estrela, Madeline Bradville, ameaça ir embora a menos que Jackie encontre um texto melhor para o segmento “Convidado Surpresa”. Enquanto ela compulsivamente devora sanduiches, Jackie tem a ideia de contar a história dos três amigos de guerra, sem informá-los com antecedência.

No dia seguinte, ela vai à academia de Ted e o faz pensar que está fazendo uma pesquisa sobre o mundo do Box, aproveitando a oportunidade para marcar um encontro com ela naquela noite. Enquanto ela vai à uma cabine telefônica para falar sobre os preparativos para o show, ele entra em contato com Rocky Heldon, um boxeador programado para lutar naquela noite contra Kid Mariacchi. Na conversa, Rocky deixa escapar que ele e o bandido Charles Culloran combinaram para que Mariacchi ganhasse a luta.

Tal fato faz com que Ted se mostre descontente com sua vida e procure refúgio em Jackie. Enquanto isso, durante uma reunião com executivos, Doug bebe pesadamente e se torna agressivo ao tomar consciência da pessoa em que se tornou. De volta à academia, Ted encontra Culloran, e antes que a luta comece, ele e Jackie vão ao vestiário e deixam Mariacchi inconsciente. Apesar de ela temer pela segurança de Ted, ele se mostra feliz por se sentir bem consigo próprio, e os dois se beijam.

Mais tarde, Ted, Angie e Doug aparecerem separadamente para assistirem ao show, sem desconfiarem que eles serão protagonistas do mesmo. No decorrer do show, os três velhos amigos se mostram chocados ao serem levados ao palco no meio de uma grande fanfarra. A sequência não sai como planejada e eles não podem compartilhar a falsa alegria de Madeline diante da situação. Depois que Doug pede desculpas à sua esposa no ar e Angie, orgulhosamente, recusa os presentes dos patrocinadores, Ted se mostra um fracasso e diz a seus amigos que espera ganhar de volta o respeito deles. Seguido por Doug e Angie, ele se encaminha para fora quando Culloran e seus capangas entram no palco. Da cabine de controle, Jackie ordena que as câmeras se fixem no bandido que, inconscientemente, admite ao vivo na televisão, que a luta foi manobrada por ele.

Ao perceber o ocorrido, Culloran dá um soco em Ted e uma forte briga tem início, gravada pelas câmeras de televisão. Os três velhos amigos de guerra lutam contra os homens de Culloran, até que a polícia chega e, em seguida, seguem felizes para seu Bar favorito, onde Doug se reconcilia com sua esposa. Logo em seguida, Jackie se reúne a eles, que fazem um último brinde à amizade.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Stanley Donen, juntamente com Gene Kelly, a partir de um roteiro escrito por Betty Comden e Adolph Green, “Dançando nas Nuvens” é um dos últimos musicais produzidos pela Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). Sua trama, baseada numa história de Betty Comden e Adolph Green, possui algumas das melhores sequências de dança e coreografia da história do cinema.

Embora inferior a musicais como “Cantando na Chuva” e “Sinfonia em Paris”, “Dançando nas Nuvens” é marcado por ótimos números de dança como, por exemplo, "I Like Myself", no qual Gene Kelly brilha sobre patins. A bela e competente bailarina Cyd Charisse, lamentavelmente, aparece apenas em um número de dança, "Baby, You Knock Me Out".

No elenco, destacam-se as atuações de Gene Kelly e Dan Dailey, seguidas pelas de Michael Kidd, Cyd Charisse e Dolores Gray.

CAA