Filmes por gênero

REVELAÇÃO (2000)

What lies beneath
imagem imagem imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A verdade escondida (Portugal)
Apparences (França)
Le verità nascoste (Itália)
Schatten der wahrheit (Alemanha)
Lo que la verdad esconde (Espanha)
Revelaciones (Argentina)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Mistério, Suspense
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro: Clark Gregg
Produção: Robert Zemeckis, Jack Rapke, Steve Starkey
Design Produção: Rick Carter, William James Teegaarden
Música Original: Alan Silvestri
Fotografia: Don Burgess
Edição: Arthur Schmidt
Direção de Arte: Tony Fanning, Stefan Dechant, Elizabeth Lapp
Figurino: Susie DeSanto
Guarda-Roupa: Deborah Hall, Susan Kistler, Elinor Bardach e outros
Maquiagem: Deborah La Mia Denaver, Michael Laudati, Ronnie Specter
Efeitos Sonoros: Randy Thom, Dennis Leonard, Tony Eckert e outros
Efeitos Especiais: Shane Mahan, Andrew Miller, Thomas Zell e outros
Efeitos Visuais: David Burton, Amy Garback, Robert Legato e outros
Nota: 6.7
Filme Assistido em: 2001

Elenco

Michelle Pfeiffer Claire Spencer
Harrison Ford Dr. Norman Spencer
Katharine Towne Caitlin Spencer
Miranda Otto Mary Feur
James Remar Warren Feur
Victoria Bidewell Beatrice
Diana Scarwid Jody
Ray Baker Dr. Stan Powell
Wendy Crewson Elena
Amber Valletta Madison Elizabeth Frank
Joe Morton Dr. Drayton
Sloane Shelton Sra. Templeton
Tom Dahlgren Dean Templeton
Eliott Goretsky Teddy
Jayson Argento Cliente do Café
Dennison Samaroo Estudante PhD
Jennifer Tung Estudante PhD
Rachel Singer Estudante PhD
Daniel Zelman Estudante PhD
Natalie Stultz Fotógrafa

Prêmios

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Dublagem Masculina

Sinopse

O filme começa com o casal Claire e Norman Spencer levando a filha única adolescente para a universidade.  Fica claro que Claire é muito ligada à filha e que vai sofrer muito com sua ausência, mas ela tenta parecer forte.  Em diálogos com o maridão, fica no ar que há algo mais por trás desse casal.

Norman é um geneticista que está fazendo um trabalho importante para tentar deixar para trás a imagem de um pai famoso, e Claire deixa transparecer em seus diálogos que Norman não é seu primeiro marido.  Vizinho deles mora um casal que em um momento está brigando violentamente e no outro está acordando a vizinhança com seus gritos durante o sexo.  Quem seriam eles?  Um dia Claire ouve a vizinha chorando através da cerca e tenta falar com ela, mas a vizinha fala algo sobre o marido e foge correndo para a casa.  Durante a noite, Claire vai até a janela e vê o vizinho colocando um "pacote" no porta-malas do carro. Ela chama Norman que não vê nada.

Convencida de que o vizinho matou a esposa, Claire começa a espioná-lo através da janela com um binóculo.  Em cenas de muito suspense, ela vai até a casa ao lado para tentar descobrir o paradeiro da vizinha desaparecida.  Até que uma vez ela está em sua cerca, escorrega e corta o braço em uma roseira.  Quando vai até a sua casa, a porta se abre sozinha, misteriosamente.  Outras coisas estranhas começam a acontecer:  o cachorro, por exemplo, não quer mais ir buscar sua bola favorita no rio em frente de casa.  Claire vai olhar e vê, talvez, o rosto de uma mulher abaixo da superfície da água.  O rádio começa a ligar sozinho, assim como o computador, até uma cena clímax no banheiro.  Claire percebe vapor saindo por baixo da porta, vai investigar e encontra a banheira cheia d'água.  Quando ela vai esvaziá-la, TCHAM!, vê o reflexo de uma mulher loira a seu lado na água.  Estaria ela realmente vendo fantasmas ou ela está ficando maluca?

Quando Claire conta ao marido que tem ouvido vozes misteriosas e visto a imagem assustadora de uma jovem em sua casa, ele encara o terror crescente de sua esposa apenas como alucinações.  No entanto, à medida em que Claire chega cada vez mais perto da verdade, torna-se claro que essa aparição não deseja ir embora, e que voltou atrás do Dr. Norman Spencer... e de sua linda esposa.

imagem imagem imagem

Comentários

"Revelação" é um bom filme de suspense sobrenatural.  Realizado pelo diretor Robert Zemeckis, o filme apresenta bons momentos de emoções fortes, à la Hitchcock, sem bombas nem violência. O trabalho de câmera é ótimo, com destaque para a cena da banheira.  O roteirista Clark Gregg tenta manter o espectador atento até o fim, usando uma série de reviravoltas.

As locações e o ritmo do filme, aliados à adequada e correta trilha sonora, contribuem para recriar uma atmosfera hitchcockiana.

Michelle Pfeiffer e Harrison Ford, embora já tenham apresentado melhores atuações em filmes anteriores, estão bem e conseguem construir uma boa química entre eles.

CAA