Filmes por gênero

RIO BABILÔNIA (1982)

imagem

Ficha Técnica

Pais: Brasil
Gênero: Drama
Direção: Neville de Almeida
Roteiro: Neville de Almeida, Ezequiel Neves, João Carlos Rodrigues
Produção: Hélio Ferraz
Música Original: Guto Graça Mello
Fotografia: Edson Santos
Edição: Marco Antônio Cury
Direção de Arte: Yurika Yamasaki
Figurino: Liège Monteiro, Sônia Nercessian, Hélio Braga
Guarda-Roupa: Sirley Dias, Isa Araújo Monteiro
Maquiagem: Markito, Jaque Monteiro
Efeitos Sonoros: Guará Rodrigues, David Guper, Frederico Augusto, Antônio César
Nota: 6.5
Filme Assistido em: 1983

Elenco

Jardel Filho Dr. Liberato 'Mr. Gold'
Christiane Torloni Vera Moreira
Joel Barcelos Marciano
Norma Bengell Madame Solange
Pat Cleveland Linda Lamar
Antônio Pitanga Bira
Denise Dumont Cláudia
Pedrinho Aguinaga Eduardo
Tânia Bôscoli Regina, distribuidora de drogas
Paulo Villaça Dante
Sérgio Mamberti Político
Wilson Grey Capanga do Dr. Liberato
Regina Casé Mulher que leva Marciano ao Morro da Babilônia
Paulo César Pereio ---
Maria Gladys ---
Maurício do Valle ---
Luiz Fernando Guimarães ---

Prêmios

Festival de Gramado, Brasil

Kikito de Ouro de Melhores Cenografia e Figurino (Yurika Yamasaki, Liège Monteiro)

Indicações

Festival de Gramado, Brasil

Kikito de Ouro de Melhor Filme (Neville de Almeida)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

No Rio de Janeiro das praias e favelas, das atrações turísticas e da miséria, Marciano é acordado em seu apartamento pelo telefonema de uma agência de relações públicas, que o convida para recepcionar Dr. Liberato, industrial afastado do Brasil há vinte anos, que, na verdade, é um traficante internacional de ouro.

Vera Moreira é uma jornalista corajosa que tem informações suficientes para levar Liberato à cadeia, e por isso, corre perigo.  Ela o importuna com perguntas a respeito do contrabando de ouro no norte do país.  Este resolve que ela deve ser eliminada o mais breve possível.  Vera e Marciano se conhecem e ela o faz cúmplice em seu projeto de denunciar Liberato.

Marciano procura Madame Solange, cafetina do 'high society', transmite-lhe confiança e acabam se amando.  Em seguida, ele procura Linda Lamar, uma estrela internacional que chega ao Rio para lançar um produto de sua grife e disposta a provar de tudo que esse "país exótico " possa lhe oferecer.  Com o contrato cancelado, Linda pede a Marciano que lhe compre mil dólares de cocaína.  Este vai ao morro e procura o traficante Sabará, mas são interrompidos por uma batida policial e assaltados.  Linda conhece e se apaixona por Bira, um conhecido passista de Escola de Samba.

A cidade vive a excitação dos festejos de fim de ano.  Claúdia e Eduardo oferecem uma festa de réveillon onde todas as extravagâncias são permitidas.  Muita bebida, muita droga e mais o insaciável erotismo da dona da casa conduzem a festa, até o momento em que é interrompida por um inesperado assalto.  Liberato, presente, termina a noite nos braços de um travesti, ao som dos versos de Pablo Neruda. Marciano amanhece o dia na praia, entre os despojos de Iemanjá.

imagem

Comentários

"Rio Babilônia" é um razoável filme nacional.  Realizado pelo cineasta Neville de Almeida, que também participa da elaboração do roteiro, o filme narra a história de uma jornalista e sua luta para colocar um famoso contrabandista na cadeia.

Partindo de um razoável roteiro, Neville consegue realizar um bom trabalho.  O filme conta ainda com um ótimo design de produção e com um elenco de primeira grandeza, onde se destacam as atuações de Christiane Torloni e Jardel Filho.

CAA