Filmes por gênero

RIO GRANDE (1950)

Rio Grande
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Rio Bravo (Itália)
Gränsryttarna vid Rio Grande (Suécia)
Aslanlar diyari (Turquia)
Рио Гранде (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: John Ford
Roteiro: James Kevin McGuinness
Produção: John Ford, Merian C. Cooper
Música Original: Victor Young
Fotografia: Bert Glennon
Edição: Jack Murray
Direção de Arte: Frank Hotaling
Figurino: Adele Palmer
Maquiagem: Bob Mark
Efeitos Sonoros: Howard Wilson, Earl Crain Sr.
Efeitos Especiais: Howard Lydecker, Theodore Lydecker
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1952

Elenco

John Wayne Tenente-Coronel Kirby Yorke
Maureen O'Hara Sra. Kathleen Yorke
Ben Johnson Soldado de cavalaria Travis Tyree
Claude Jarman Jr. Soldado de cavalaria Jeff Yorke
Harry Carey Jr. Soldado de cavalaria Daniel 'Sandy' Boone
Chill Wills Dr. Wilkins
J. Carrol Naish Tenente-General Philip Sheridan
Victor McLaglen Sargento-Major Timothy Quincannon
Grant Withers Delegado Federal
Peter Ortiz Capitão St. Jacques
Steve Pendleton Capitão Prescott
Alberto Morin Tenente
Stan Jones Sargento
Jack Pennick Sargento
Karolyn Grimes Margaret Mary
Ken Curtis Donnelly
Fred Kennedy Soldado de cavalaria Heinze
Barlow Simpson Chefe Índio
Patrick Wayne Garoto

Indicações

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de um Melhor Roteiro de um Faroeste Americano (James Kevin McGuinness)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Depois de mais uma patrulha, com seu regimento de cavalaria, o Ten. Cel. Kirby Yorke retorna ao Forte Stark com alguns homens feridos.  Recebido pelo Ten. Gen. Philip Sheridan, o coronel Kirby toma conhecimento que seu filho, Jeff, foi reprovado em matemática na Academia de West Point.  Ele não o vê há quinze anos, desde que sua mulher, Kathleen, se separou por não perdoar o fato do marido, mesmo atendendo a ordens superiores, ter posto fogo nas plantações da fazenda de sua família.

Um grupo de novos recrutas chega ao Forte, sendo recebido pelo Sgt. Timothy Quincannon.  Depois de dar as boas-vindas, o sargento faz a chamada rotineira para saber se todos se acham presentes.  Encontrando-se numa sala próxima, Kirby ouve quando Timothy chama Jeff Yorke.  Surpreso, levanta-se e vai ao pátio, onde faz uma preleção sobre o que espera dos novos recrutas.   Já na sua barraca, manda chamar o filho, a quem diz que ali ele não terá qualquer tipo de regalias e que será tratado como os demais cavalarianos.  Jeff responde-lhe que não está ali por sua escolha, e que seu único desejo é servir ao exército dos Estados Unidos.

Kathleen chega ao Forte, disposta a levar o filho de volta, para o que trouxe consigo a importância de US$100 em ouro, conforme normas estabelecidas.  Kirby, entretanto, lhe diz que ela se esqueceu de um detalhe muito importante: que a liberação de Jeff depende de sua assinatura, como comandante do Regimento.

Kirby deixa sua barraca para Kathleen e vai dormir numa das carroças do Forte.  Logo a seguir, o Sgt. Timothy leva Kathleen até Jeff.  Ao encontrá-lo, ela diz ao filho que veio buscá-lo.  Jeff lhe responde que se nega a assinar o documento de sua liberação.

O Forte sofre um grande ataque de índios vindos de três tribos diferentes.  Kirby sai com a tropa do Capt. St. Jacques, pois acredita que a situação poderá ficar muito difícil se não impedi-los de atravessarem o Rio Grande.  De volta ao Forte, ele encontra Kathleen em sua barraca e a beija.  Ela tenta fazer uma barganha, ao dizer que voltará para ele se o filho for liberado.  Embora a ame, como sempre, Kirby diz não poder fazer o que ela sugere, pois não seria bom para o próprio Jeff.

Um delegado federal chega ao Forte com um mandado de prisão contra o soldado Travis Tyree, acusado de homicídio culposo.  Entretanto, enquanto Kirby assina os documentos que lhe são apresentados, Tyree foge no cavalo do tenente-coronel.

Numa reunião com o Ten. Gen. Philip Sheridan, este dá ordens a Kirby para atravessar o Rio Grande, atacar os apaches e acabar com eles.  Antes, entretanto, deverá providenciar para que todas as mulheres e crianças sejam enviadas para o Forte Bliss, por medida de segurança.   A campanha, segundo Sheridan, vai ser longa, podendo durar meses.

Sabendo que enfrentar os apaches não será uma missão fácil, Kirby destaca o filho entre aqueles que acompanharão as mulheres e crianças até o Forte Bliss.  A caravana parte com quatro carroças e vários cavalarianos.  No caminho, encontram Tyree, que os avisa de que os apaches acham-se por perto.  Logo depois, surge um grande número de índios.  Jeff recebe ordens para voltar ao Forte e avisar o Ten. Cel. Kirby sobre o que está ocorrendo.

Quando Kirby e seu regimento chegam ao local, encontram um saldo de quatro mortos e a notícia de que os índios fugiram levando as crianças como reféns.  Ele e seus homens seguem em direção ao Rio Grande.  Ao chegarem às suas margens, avistam Tyree atravessando o rio de volta do México.

Kirby dá ordem de prisão ao desertor, mas este vem trazendo informações valiosas sobre os apaches e as crianças.  Depois de ouvi-lo, o oficial lhe pergunta se ele tem uma idéia de como resgatar as crianças.  Tyree se oferece para ir, desde que seja ajudado por dois cavalarianos por ele escolhidos.  Kirby concorda e ele escolhe Sandy e Jeff.

Os três partem na frente e, em seguida, Kirby e seus homens atravessam o Rio Grande em direção à aldeia apache.  A operação é um sucesso, embora Kirby seja ferido por uma flecha.  Quando o regimento retorna ao Forte, Kathleen fica orgulhosa do filho quando Kirby lhe fala sobre sua bravura, ao mesmo tempo em que passa a aceitar e a respeitar a vida militar escolhida pelos dois.  A reconciliação do casal, após 15 anos de separação, agora é uma realidade.

imagem

Comentários

"Rio Grande" é mais um clássico faroeste e faz parte da trilogia de John Ford sobre a Cavalaria Americana, tendo sucedido a "Forte Apache - Sangue de Heróis", de 1948, e a Legião Invencível", de 1949.  Em todos os três filmes, além do astro John Wayne, Victor McLaglen também acha-se presente.  O filme foi baseado num incidente histórico ocorrido em 1874, quando o coronel McKenzie e a 5ª Cavalaria cruzaram o Rio Grande para destruírem uma aldeia dos Kickapoo.

Como sempre, a direção do mestre John Ford é perfeita.  A fotografia em preto-e-branco de Bert Glennon é um pouco inferior à apresentada por Winton C. Hoch em "Legião Invencível".  A trilha sonora de Victor Young  é boa, embora tenha exagerado um pouco com as baladas irlandesas.

No elenco, John Wayne e Maureen O'Hara brilham acima de todos.  Há realmente uma química perfeita entre eles.  Entre os coadjuvantes, destacam-se as atuações de Ben Johnson, Harry Carey Jr. e Victor McLaglen.

CAA