Filmes por gênero

DODGE CITY - UMA CIDADE QUE SURGE (1939)

Dodge City
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Vida nova (Portugal)
Les conquérants (França, Bélgica)
Gli avventurieri (Itália)
Dodge, ciudad sin ley (Espanha)
Esclavos del oro (Argentina, México, Uruguai)
Herr des Wilden Westens (Alemanha)
Landet bortom lagen (Suécia)
Додж-сити (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Faroeste
Direção: Michael Curtiz
Roteiro: Robert Buckner
Produção: Hal B. Wallis, Robert Lord
Música Original: Max Steiner
Direção Musical: Leo F. Forbstein
Fotografia: Sol Polito
Edição: George Amy
Direção de Arte: Ted Smith
Guarda-Roupa: Milo Anderson
Maquiagem: Perc Westmore
Efeitos Sonoros: Oliver S. Garretson
Efeitos Especiais: Byron Haskin, Rex Wimpy
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1948

Elenco

Errol Flynn Wade Hatton
Olivia de Havilland Abbie Irving
Ann Sheridan Ruby Gilman
Bruce Cabot Jeff Surrett
Frank McHugh Joe Clemens
Alan Hale Rusty Hart
John Litel Matt Cole
Henry Travers Dr. Irving
Henry O'Neill Coronel Dodge
Victor Jory Yancey
William Lundigan Lee Irving
Gloria Holden Sra. Cole
Ward Bond Bud Taylor
Guinn Williams Tex Baird
Douglas Fowley Munger
Georgia Caine Sra. Irving
Charles Halton Advogado de Surrett
Cora Witherspoon Sra. McCoy
Russell Simpson Orth
Monte Blue Barlow
Clem Bevans Charley
Spencer Charters Reverendo
Bobs Watson Harry Cole
Pat O'Malley Condutor
Pat Flaherty Vaqueiro

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Seis anos depois que a ferrovia chegou à Dodge City, Kansas, a cidade tornou-se a Babilônia do oeste. Dirigida por Jeff Surrett, um homem cujo único interesse é dinheiro e matar, Dodge City tornou-se um bastião da ilegalidade.

Quando Wade Hatton, acompanhado por seus ajudantes, Rusty Hart e Tex Baird, chegam à cidade para vender o gado do Texas, Wade encontra Surrett, um velho inimigo dos seus tempos de ferrovia e se recusa a vender seu gado para ele. Wade descobre que não há nenhuma lei desde que seu comprador de gado foi assassinado pelas costas por um dos homens de Surrett e, embora o povo de Dodge apele para que ele aceite o cargo de xerife, Wade se recusa. Somente depois que o filho da Sra. Cole é morto durante um tiroteio nas ruas da cidade, é que ele reconsidera sua decisão e assume o posto de guardião da lei.

Wade e seus homens empreendem uma campanha para limpar a cidade, e quando o jornalista Joe Clemens descobre evidências que condenariam Surrett, o período de ilegalidade parece chegar ao fim. No entanto, depois que Joe é morto antes de conseguir publicar sua história, a única pessoa que pode colocar Surrett atrás das grades é Abbie Irving, sobrinha do médico.

Como Wade acha-se apaixonado por Abbie, ele organiza uma forma dela deixar a cidade em segurança. Enquanto isso, ele prende Yancey, capanga de Surrett que matara Joe, e, quando seu prisioneiro é ameaçado de linchamento, ele o leva para o mesmo trem em que estará Abbie.

Quando o trem deixa a cidade, Surrett e seus homens sobem a bordo e trancam Rusty, Abbie e Wade em um vagão em chamas. Estes, no entanto, conseguem se salvar, Wade e Rusty matam Surrett e seus capangas, e a paz volta a reinar em Dodge City.

Diante do vitorioso trabalho realizado por Wade, o Coronel Dodge sugere que ele se mude para Virginia City, outra cidade servida pela ferrovia que se acha tão ou mais violenta que Dodge City. Entusiasmada, Abbie, recém-casada com Wade, sugere que o casal tome o próximo trem para nova cidade, onde começarão uma vida nova juntos.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Michael Curtiz, a partir de um roteiro escrito por Robert Buckner, “Dodge City – Uma Cidade Que Surge” é um ótimo faroeste produzido pela Warner Bros. Pictures no final dos anos 1930. Sua trama é cativante do início ao fim.

Embora não se trate de uma obra premiada, a direção de Curtiz é de primeira linha, assim como a fotografia de Sol Polito e a música de Max Steiner.

No elenco, destacam-se as atuações de Errol Flynn e Olivia de Havilland, seguidas pelas de Bruce Cabot e Ann Sheridan.

CAA