Filmes por gênero

AO COMPASSO DO AMOR (1941)

You' ll never get rich
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Nunca serás rico (Portugal)
L'amour vient en dansant (França)
L'inarrivabile felicità (Itália)
Desde aquel beso (Espanha, Argentina)
Nunca tendrás un centavo (México)
Reich wirst du nie (Alemanha)
Bröllopsdansen (Suécia)
Bryllupsdansen (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Musical, Comédia Romântica
Direção: Sidney Lanfield
Roteiro: Michael Fessier, Ernest Pagano
Produção: Samuel Bischoff
Música Original: Morris Stoloff
Direção Musical: Morris Stoloff
Fotografia: Philip Tannura
Edição: Otto Meyer
Direção de Arte: Lionel Banks
Figurino: Irene, Robert Kalloch
Guarda-Roupa: Ray Howell
Maquiagem: Clay Campbell
Efeitos Sonoros: John P. Livadary
Nota: 8.1
Filme Assistido em: 1995

Elenco

Fred Astaire Robert Curtis
Rita Hayworth Sheila Winthrop
Robert Benchley Martin Cortland
Frieda Inescort Sra. Julia Cortland
John Hubbard Tom Barton
Osa Massen Sonya
Guinn Williams Kewpie Blain
Cliff Nazarro Swivel Tongue
Donald MacBride Sargento
Marjorie Gateson Tia Louise
Ann Shoemaker Sra. Barton
Boyd Davis Coronel Shiller
Harold Goodwin Capitão Williams
Paul Phillips Capitão Nolan
Eddie Laughton Tenente
Frank Ferguson Juiz de Paz
Lester Dorr Fotógrafo
Sunnie O'Dea Marge
Gwen Kenyon Cantora
Martha Tilton Cantora
Emmett Vogan Jenkins, motorista de Martin
Dorothy Vernon Mãe de Kewpie
Frank Wayne Prisioneiro
Larry Williams Prisioneiro

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Musical (Morris Stoloff )

Oscar de Melhor Canção Original (Cole Porter)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Para conquistar a dançarina Sheila Winthrop, o empresário teatral e namorador Martin Cortland compra uma pulseira de diamantes onde manda gravar o nome dela. Ainda na joalheria, ele também adquire uma pequena lembrança para sua esposa, Julia, por conta de seu décimo quinto aniversário de casamento. Depois que Sheila recusa a jóia, Martin acidentalmente troca as caixas e presenteia Julia com a pulseira que comprara para a dançarina.

Quando Julia vê a gravação e o ameaça com um divórcio, Martin afirma que havia comprado a pulseira como um favor para Robert Curtis, seu diretor de dança, o qual, segundo ele, é apaixonado por Sheila. Para dar credibilidade à sua mentira, ele pede a Robert para encontrar-se com ele e Julia, em uma boate, e fingir que se acha apaixonado por Sheila. Esta, que se sente atraída por Robert, tem o prazer de acompanhá-lo até o momento em que ele a presenteia com a pulseira, na frente dos Cortland. Sentindo-se traída e envergonhada, Sheila retira-se do clube.

Na manhã seguinte, uma foto de Robert e Sheila, na boate, é postada na coluna social de um jornal com o anúncio de que eles estão quase noivos. Robert vai até o apartamento dela para exigir uma explicação. Ao chegar lá, ele se encontra com Tom Barton, namorado da jovem, que decide dar uma lição a Robert, fingindo ser seu irmão. Em seguida, ele puxa uma arma e exige um casamento forçado, fazendo com que Robert saia correndo e vá até o escritório de Martin. Ao chegar lá, ele toma conhecimento que foi convocado para se apresentar num campo de treinamento. Desabafando, ele exclama que o exército está lhe oferecendo a solução perfeita para seus problemas.

Ao abrir sua mala no campo de treinamento, Robert encontra a pulseira. Naquela noite, ele se sente culpado pelo tratamento dado à Sheila, e sonha com Tom a persegui-lo. Na manhã seguinte, quando o sargento vai acordá-lo, ele se espanta e o agride, sendo condenado a passar dois dias numa solitária.

Quando Sheila acompanha sua tia Louise até o acampamento, a fim de visitarem um capitão, ela é atraída por uma música e, ao olhar de uma janela, vê Robert. Este pede-lhe desculpas por seu comportamento e tenta impressioná-la ao alegar ser um capitão. Em seguida, rouba a jaqueta de um capitão e vai até onde ela se acha, ocasião em que a jovem o perdoa. Ainda lá, ele se encontra com Tom e com o capitão, cuja jaqueta ele havia roubado, sendo então condenado a mais duas semanas na solitária.
Quando Martin é convidado para dar um show no acampamento, ele pede ao coronel Shiller para que Robert participe do mesmo. O coronel atende ao seu pedido, mas escala dois guardas para ficarem de olho nele. Robert tenta escalar Sheila como a primeira bailarina, mas Martin já havia se comprometido com Sonya, sua última conquista.

Ao se encontrar com Sheila, Robert lhe diz que comprou a pulseira de Martin como um presente para ela, sem desconfiar que o amigo havia mudado a inscrição de Sheila para Sonya. Logo depois, ao tomar conhecimento de que Tom foi transferido para o Panamá e que tenciona pedir Sheila em casamento naquela noite, Robert corre até o apartamento de Martin para recuperar a pulseira. Enquanto isso, sabendo que Sonya se encontra em seu apartamento, Martin pede para que Sheila vá até lá. Ao chegar ao apartamento, Robert encontra Sonya vestida apenas com um roupão e, quando Sheila bate à porta, ele a esconde no banheiro.

Os guardas, indicados pelo coronel para ficarem de olho em Robert, batem à porta, fazendo com que ele e Sheila tentem fugir pela escada de incêndio. Antes de saírem, ela descobre Sonya, mas ele inventa uma história, na qual ela acredita, até o momento em que ele lhe oferece a pulseira tendo o nome de Sonya gravado em seu interior. Enfurecida, ela grita que vai casar com Tom e sai correndo do apartamento. Para se vingar de Martin, Robert convida Julia para ir ao show a ser realizado no acampamento.

No ensaio, Robert apresenta a esposa de Martin à Sonya, fazendo com que a dançarina se retire do show. Para fazer com que Sheila retorne, Robert pede aos seus colegas recrutas, Kewpie Blain e Swivel Tongue, que incitem os soldados a exigirem a participação da jovem no show.

Ao ver um grande número de soldados, defronte à sua casa, a pedir-lhe que participe do show, ela cede e compromete-se a atuar como parceira de Robert. Este pede ainda a Kewpie Blain e Swivel Tongue que consigam a presença de um verdadeiro juiz de paz, no palco, durante a apresentação da Dança do Casamento.

O show finalmente tem início e, ao final, depois de exibirem a Dança do Casamento, Robert beija Sheila e anuncia que os dois são casados. Irritada, a dançarina deixa o palco, mas é parada por Martin, que lhe informa ter o juiz de paz proferido seu casamento.

Depois de perdoar Robert, ela vai visitá-lo na solitária, no momento em que o coronel Shiller chega para anunciar que ele se acha livre. Os recém casados deixam juntos o local.

imagem

Comentários

Realizado pelo cineasta Sidney Lanfield, “Ao Compasso do Amor” é uma boa comédia musical produzida pela Columbia Pictures Corporation no início dos anos 1940.

Embora seu roteiro seja apenas razoável, o filme é imperdível por conta dos números de dança, onde Fred Astaire e Rita Hayworth, aos 23 anos, formam uma dupla inesquecível. Adicionalmente, a maravilhosa música de Cole Porter se acha igualmente presente.

Enfim, para os apreciadores dos grandes musicais hollywoodianos, “Ao Compasso do Amor” é um um filme imperdível.

CAA