Filmes por gênero

A DAMA OCULTA (1938)

The lady vanishes
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: Desaparecida! (Portugal)
Une femme disparaît (França, Bélgica)
La signora scompare (Itália)
Alarma en el expreso (Espanha)
La dama desaparece (Argentina, México)
Eine Dame verschwindet (Alemanha)
En dam försvinner (Suécia)
Een vrouw wist teveel (Holanda)
Леди исчезает (União Soviética)
Pais: Reino Unido
Gênero: Suspense, Mistério
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: Sidney Gilliat, Frank Launder
Produção: Edward Black
Música Original: Louis Levy, Charles Williams
Direção Musical: Louis Levy
Fotografia: Jack E. Cox
Edição: R.E. Dearing
Efeitos Sonoros: Sydney Wiles
Efeitos Especiais: Albert Whitlock
Nota: 8.6
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Margaret Lockwood Iris Matilda Henderson
Michael Redgrave Gilbert Redman
Paul Lukas Dr. Hartz
Dame May Whitty Srta. Froy
Cecil Parker Sr. Todhunter
Linden Travers Sra. Todhunter
Naunton Wayne Caldicott
Basil Radford Charters
Mary Clare Baronesa
Emile Boreo Boris, Gerente do Hotel
Googie Withers Blanche
Sally Stewart Julie
Philip Leaver Sr. Doppo
Selma Vaz Dias Sra. Doppo
Catherine Lacey Freira
Josephine Wilson Madame Kummer
Kathleen Tremaine Anna
Roy Russell Violinista
Alfred Hitchcock Homem na Estação Ferroviária em Londres

Prêmios

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Direção (Alfred Hitchcock)

Indicações

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

A turista inglesa Iris Matilda Henderson chega à pousada "Gasthof Petrus" em um pequeno país da Europa. Ela está retornando à Grã-Bretanha para se casar, mas uma avalanche de neve bloqueou a linha ferroviária. Os passageiros são forçados a passar a noite na pousada, incluindo Charters e Caldicott, dois entusiastas do críquete que desejam retornar à Inglaterra a tempo de assistirem uma partida envolvendo seus times preferidos.

Naquela noite, Iris queixa-se de uma música alta vindo do quarto acima do dela. Por outro lado, a Srta. Froy, uma ex-governanta e professora de música, ouve uma melodia interpretada por um cantor que se acha em um quarto abaixo do dela. Sem que ela veja, o cantor é morto.

Na manhã seguinte, pouco antes de embarcar, Iris leva uma forte pancada na cabeça, sendo ajudada pela Srta. Froy para chegar até o trem. A bordo, encontram-se também Charters, Caldicott, Gilbert Redman, um advogado chamado Todhunter e sua amante, "Sra. Todhunter". Como resultado de sua lesão, Iris desmaia. Pouco tempo depois que o trem entra em movimento, ela acorda no compartimento onde se encontram a Srta. Froy e vários estranhos. Ela e a Srta. Froy vão até o vagão-restaurante para um chá. Incapaz de ser ouvida, face ao forte ruído do trem, a senhora idosa escreve seu nome na janela com seu dedo. Logo depois, elas retornam ao seu compartimento, onde Iris adormece.

Algum tempo depois, ao acordar, Iris nota que a Srta. Froy desapareceu. Os estranhos em seu compartimento dizem que não sabem nada a respeito de uma dama inglesa. Até mesmo Todhunter, que falara com a Srta. Froy mais cedo, finge não se lembrar dela em uma tentativa de evitar qualquer possível escândalo. Iris continua a procurá-la, mas não tem êxito. Ao se encontrar com Gilbert, ele concorda em ajudá-la. Dr. Hartz, um cirurgião do cérebro, acredita que ela está sofrendo de alucinações. Já Charters e Caldicott, receosos que um atraso possa comprometer suas presenças no tão esperado jogo de críquete, afirmam não se lembrar da Srta. Froy.

Uma outra senhora aparece, vestida exatamente como a Srta. Froy, mas Iris e Gilbert continuam a procurá-la. Eles são atacados por um mágico com facas, Sr. Doppo. A essa altura, eles começam a suspeitar que a paciente do Dr. Hartz, cujo rosto encontra-se coberto por bandagens, seja a Srta. Froy. Dr. Hartz pede à sua companheira, uma mulher britânica vestida como uma freira, para drogar Iris e Gilbert. Convencido de que em breve os dois estarão desacordados, Hartz admite estar envolvido com uma conspiração. A falsa freira, no entanto, não segue as instruções do médico, por lealdade à sua compatriota. Assim, Gilbert e Iris escapam, libertam a Srta. Froy e a substituem por um dos conspiradores.

Quando o trem para perto da fronteira, Dr. Hartz manobra para que o mesmo seja desviado para um ramal ferroviário, onde é aguardado por um grupo de soldados. Gilbert e Iris informam seus colegas passageiros sobre o que está ocorrendo. Quando um soldado uniformizado pede para que todos o acompanhem, ele é derrubado e tem sua arma apreendida. Quando outro soldado dispara, ferindo Charters na mão, um tiroteio tem início. A Srta. Froy revela a Gilbert e à Iris que ela é uma agente britânica que deve entregar uma mensagem no Ministério das Relações Exteriores localizado no complexo governamental de Whitehall.

A mensagem é codificada numa melodia que Gilbert memoriza. Com sua ajuda, a Srta. Froy foge através da floresta. Todhunter tenta se render, acenando com um lenço branco, mas é morto a tiros. Gilbert e Caldicott assumem o comando da locomotiva e o grupo escapa através da fronteira. Ao chegarem à Londres, Charters e Caldicott descobrem que o jogo de críquete foi cancelado. Por outro lado, para evitar seu noivo, Iris entra apressadamente em um táxi, acompanhada por Gilbert, que a beija. Ao chegarem ao Ministério das Relações Exteriores, Gilbert não consegue se lembrar da melodia que memorizara, mas logo a seguir, eles a ouvem ao ser tocada em um piano. Eles, assim, se reúnem alegremente com a Srta. Froy.

imagem

Comentários

Realizado pelo grande cineasta Alfred Hitchcock, a partir de um roteiro escrito por Sidney Gilliat e Frank Launder, “A Dama Oculta” é um excelente filme de suspense produzido pela Gainsborough Pictures em 1938. Sua trama, baseada numa história de Ethel Lina White, combina suspense, mistério, drama e espionagem.

Na direção, demonstrando mais uma vez seu completo domínio da câmera, Hitchcock nos brinda com mais um belo trabalho. Como ocorre em todos os seus filmes, aqui não poderia ser diferente. Ele pode ser visto na Estação Victoria, vestindo um casaco preto e fumando um cigarro, perto do final do filme.

No elenco, com atuações bastante convincentes, destacam-se Michael Redgrave, Dame May Whitty e Paul Lukas.

CAA