Filmes por gênero

O CISNE NEGRO (1942)

The Black Swan
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: O Pirata Negro (Portugal)
Le cygne noir (França)
Cigno nero (Itália)
El cisne negro (Espanha, México)
Der seeräuber (Alemanha)
Der schwarze Schwan (Austria)
Den svarta svanen (Suécia)
Den sorte svane (Dinamarca)
De zwarte zwaan (Holanda)
Черный лебедь (União Soviética)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Ação, Drama
Direção: Henry King
Roteiro: Ben Hecht, Seton Miller
Produção: Robert Bassler
Música Original: Alfred Newman
Direção Musical: Alfred Newman
Fotografia: Leon Shamroy
Edição: Barbara McLean
Direção de Arte: Richard Day, James Basevi
Figurino: Earl Luick
Guarda-Roupa: Sam Benson
Maquiagem: Guy Pearce
Efeitos Sonoros: Roger Heman Sr., George Leverett
Efeitos Especiais: Fred Sersen
Nota: 8.3
Filme Assistido em: 1946

Elenco

Tyrone Power Jamie Waring
Maureen O'Hara Margaret Denby
Laird Cregar Capitão Sir Henry Morgan
George Sanders Capitão Billy Leech
Thomas Mitchell Tommy Blue
Anthony Quinn Wogan
George Zucco Lord Denby
Edward Ashley Roger Ingram
Fortunio Bonanova Don Miguel
John Burton Capitão Blaine
Charles Francis Capitão Higgs
Cyril McLaglen Capitão Jones
Frank Leigh Capitão de Mar
David Thursby Capitão de Mar
Charles Irwin Capitão de Mar
Stuart Robertson Capitão Graham
Charles McNaughton Mr. Fenner
Arthur Shields Bispo
Jody Gilbert Mulher gorda
Willie Fung Cozinheiro chinês

Prêmios

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Fotografia a Cores (Leon Shamroy)

Indicações

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Trilha Sonora de uma Comédia ou Drama (Alfred Newman)

Oscar de Melhores Efeitos Especiais e Sonoros (Fred Sersen, Roger Heman Sr., George Leverett)

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em 1674, o pirata Jamie Waring é capturado durante um ataque a uma cidade da Jamaica. O espanhol Don Miguel o interroga a respeito do Capitão Henry Morgan, que se acha na Inglaterra prestes a ser enforcado por pirataria. Salvo por seu compatriota, Tommy Blue, os dois são impedidos de torturarem Don Miguel por Lord Denby, governador inglês da Jamaica. Denby os informa que Espanha e Inglaterra assinaram um tratado de paz. Não acreditando nas palavras do governador, Jamie decide enforcá-lo por ter enviado Morgan a julgamento. No entanto, antes de levar a cabo sua decisão, é surpreendido com a chegada à Jamaica do Capitão Morgan.

Naquela noite, durante uma reunião dos piratas, Morgan explica que recebeu o perdão do rei Charles II e foi feito o novo governador da Jamaica. Diz ainda que em troca, prometeu livrar o Caribe de piratas e manter a paz entre a Inglaterra e a Espanha. Os que estiverem dispostos a depor as armas receberão um perdão e cem acres de terra, ao contrário daqueles que se opuserem, pois serão caçados. O Capitão Billy Leech e seu imediato, Wogan, se recusam a aderir e zarpam em seu navio, “Cisne Negro”, com destino a Maracaibo. Uma vez empossado pela Assembléia, Morgan leva Jamie e Tommy para a Casa do Governo em Port Royal.

Ao conhecer Margaret Denby, a bela filha do ex-governador, Jamie se apaixona por ela, mas esta lhe diz que prefere seu noivo, Roger Ingram. Sem que Margaret saiba, Ingram passa informações confidenciais para o Capitão Leech, a respeito de um navio do Tesouro inglês. Em contrapartida, recebe parte das jóias saqueadas pelo pirata após este tomar de assalto o tal navio.

Determinado a capturar Leech, Morgan envia Jamie atrás dele, mas o pirata consegue iludi-lo e saquear outros navios ingleses, sempre contando com a ajuda de Ingram. Quando Jamie retorna a Port Royal para relatar seu insucesso, a Assembléia vota o impeachment de Morgan e Ingram decide viajar à Inglaterra, em companhia de Margaret, para levar a notícia ao Rei.

Morgan dá ordens a Jamie para capturar Leech. Antes de zarpar, ele decide raptar Margaret a fim de evitar que ela se case com Ingram e viaje para a Inglaterra. No navio, ela não o perdoa pelo rapto. Ao avistar o “Cisne Negro”, ao lado de outro navio-pirata, Jamie chega à conclusão de que não tem a menor chance de os derrotar, decidindo assim fingir que rompeu com Morgan e que quer se juntar aos homens de Leech. Pouco depois de Tommy Blue hastear a bandeira negra, o Capitão Leech chega em um barco com alguns de seus homens para uma conversa. Depois de apresentar Margaret como sua esposa e de falar sobre ‘seus planos’, o casal é convidado por Leech para seguirem com ele no “Cisne Negro” por oferecer maior conforto.

Juntos, eles se dirigem a Maracaibo, onde Morgan os aguarda depois de ter sido obrigado a fugir de Port Royal, face ao clamor pelo rapto de Margaret. Quando as duas forças se encontram, inicia-se uma sangrenta batalha, ocasião em que Jamie mostra a Leech sua verdadeira cara. Um duelo entre os dois tem início, o qual termina com a morte de Leech. Por acreditar que Jamie havia passado para o lado inimigo, terminada a batalha, Morgan sobe a bordo para prendê-lo, mas ao tomar conhecimento que Leech fora morto por Jamie, fica convencido de sua lealdade. De qualquer forma, insiste na necessidade de Jamie ser enforcado por conta do seqüestro de Margaret. Esta, presente, declara que o acompanhou de livre e espontânea vontade. Durante a viagem de regresso à Jamaica, ela o chama carinhosamente de “Jamie Boy” por três vezes, exatamente como ele havia previsto.

imagem

Comentários

Baseado no livro de Rafael Sabatini, "O Cisne Negro" é um ótimo e clássico filme de aventuras.  Realizado por Henry King, ele apresenta magníficas locações, uma bela trilha sonora, assinada por Alfred Newman, a fotografia deslumbrante de Leon Shamroy, ganhadora do Oscar, um ótimo roteiro e um bom trabalho de efeitos especiais, principalmente nas cenas das batalhas.

A história, embora seja um pouco previsível, não prejudica o entretenimento que o filme proporciona.

Tyrone Power e a bela Maureen O'Hara estão excelentes em seus papéis e, entres os atores coadjuvantes, destacam-se George Sanders e Anthony Quinn.

CAA