Filmes por gênero

SALVE A CAMPEÃ (1953)

Dangerous when wet
imagem

Ficha Técnica

Outros Títulos: A sereia perigosa (Portugal)
Traversons La Manche (França, Canadá, Bélgica)
Nebbia sulla Manica (Itália)
Una chica de fuego (México)
Die Wasserprinzessin (Alemanha, Austria)
Vi simmar tillsammans (Suécia)
Bølgernes dronning (Dinamarca)
Pais: Estados Unidos
Gênero: Comédia Romântica, Musical
Direção: Charles Walters
Roteiro: Dorothy Kingsley
Produção: George Wells
Música Original: George Stoll, Albert Sendrey
Direção Musical: George Stoll
Coreografia: Charles Walters, Billy Daniel
Fotografia: Harold Rosson
Edição: John McSweeney Jr.
Direção de Arte: Cedric Gibbons, Jack Martin Smith
Figurino: Helen Rose
Maquiagem: William Tuttle
Efeitos Sonoros: Douglas Shearer
Efeitos Especiais: Irving G. Ries
Nota: 7.5
Filme Assistido em: 1954

Elenco

Esther Williams Katie Higgins
Fernando Lamas André Lanet
Jack Carson Windy Weebe
Charlotte Greenwood Sra. Higgins
Denise Darcel Gigi Mignon
William Demarest Sr. Higgins
Donna Corcoran Junior Higgins
Barbara Whiting Suzie Higgins
Bunny Waters Greta
Henri Letondal Joubert
Paul Bryar Pierre
Jack Raine Stuart Frye
Richard Alexander Nadador egípcio
Ann Codee Sra. Lanet
John McKee Fotógrafo
Eugene Borden Prefeito francês
Patrick O'Moore Bob Gerrard

Videoclipes

70 anos de cinema

Sinopse

Em sua pequena fazenda no Arkansas, a saudável família Higgins começa o dia com uma vigorosa natação no lago.  Quando Windy Weebe, promotor de vendas do tônico "Liquapep", chega à cidade com um show, a família vai vê-lo, ocasião em que a filha mais velha, Katie, defende-se dos avanços de Windy, enquanto sua irmã Suzie canta para a multidão.  À noite, quando Windy vai entregar à Suzie o prêmio por sua atuação, ele volta a cortejar a indiferente Katie.

Quando Windy toma conhecimento que os Higgins nadaram as 14milhas da prova do Winapoochet River no ano anterior, ele vê a oportunidade promocional de tentar convencer a família a entrar na competição de travessia do Canal Inglês, tendo a Liquapep como patrocinadora.  Na esperança de ganhar bastante dinheiro que lhe permita comprar um touro premiado para a fazenda, Katie concorda com a proposta e a "Família Liquapep" embarca para a Inglaterra.

Uma vez lá, sentem-se desolados ao verificarem que a distância a nadar, tendo em vista a corrente marítima que terão que enfrentar, corresponde a pelo menos trinta milhas, e não às vinte que esperavam.  Certo dia, ao treinar para o evento, Katie afasta-se do barco de Windy, devido a um forte nevoeiro, sendo resgatada pelo iate do francês André Lanet.  Este lhe diz que trabalha para sua família, uma grande produtora de champanhe, e que transporta seus produtos através do Canal, duas vezes por semana.  Na ocasião, a convence a jantar com ele naquela noite, prometendo contar-lhe tudo que sabe a respeito do Canal.

No dia seguinte, Katie e Windy juntam-se a André em seu barco, para o almoço.  Enquanto Windy sente-se enjoado abaixo do convés principal, André declara seus sentimentos por Katie e os dois se beijam.  Sentindo necessidade de se dedicar mais a seus treinamentos, Katie insiste em que eles devem parar de se ver por algum tempo.

Dias depois, os Higgins vão para a França.  A competição é adiada por causa do mau tempo e a família é notificada de que apenas Katie poderá competir.  O Sr. Higgins fica desolado, enquanto ela tenta consolá-lo, ocasião em que ele lhe confessa estar bastante endividado por conta de melhoramentos feitos na fazenda.  À noite, Katie sonha estar atravessando o Canal em companhia de Tom e Jerry, personagens do desenho animado, assim como, de um Polvo Francês que tenta impedir que ela termine a prova.

Pela manhã, a Sra. Higgins a convence a tirar uma folga, oportunidade que ela aproveita para conhecer a propriedade de André.  Á noite, todos tomam conhecimento de que a competição terá início na madrugada do dia seguinte.

Assim, uma Katie exausta inicia a travessia antes do amanhecer, com sua família seguindo-a na embarcação de André.  Quatorze horas depois, a concorrente Gigi Mignon, uma francesa amiga de André, abandona a prova.  O mau tempo e o conseqüente mar agitado atormentam os nadadores remanescentes.  André cai no mar e nada a última milha ao lado de Katie, que se sagra a grande campeã da competição.  Eles se casam e Gigi torna-se a nova "Garota Liquapep".

imagem

Comentários

"Salve a Campeã" é mais uma comédia musical com a "Sereia da América", Esther Williams.  Realizada pelo cineasta Charles Walters, sua trama gira em torno de uma brilhante nadadora que, pensando em ajudar a família endividada, por conta da fazenda em que vivem, decide participar de uma perigosa competição, a travessia a nado do Canal Inglês, na esperança de conquistar um valioso prêmio.

O filme não se acha entre os melhores da atriz.  Embora conheça seu trabalho, mais uma vez Dorothy Kingsley não consegue elaborar um bom roteiro, o que acaba por prejudicar o trabalho de Walters, conhecido por dirigir grandes musicais, como "Desfile de Páscoa", de 1948, e "Lili", de 1953.

Entre os melhores momentos, acham-se alguns números musicais, com participação de Charlotte Greenwood, William Demarest, Barbara Whiting, Esther Williams, Fernando Lamas e Jack Carson, bem como, a memorável seqüência em que Esther Williams nada ao lado de Tom e Jerry, lembrando o número de dança em que Gene Kelly tem, como partner, o próprio rato Jerry em "Marujos do Amor", de 1945.

CAA