Filmes por gênero

ERROL FLYNN

bio bio bio bio

Informações

Nome Batismo: Errol Leslie Thonson Flynn
Nascimento: 20 Jun 1909
Local Nascimento: Hobart, Tasmania, Austrália
Falecimento: 14 Out 1959
Local Falecimento: Vancouver, British Columbia, Canadá
Causa Falecimento: Ataque cardíaco
Altura: 1.89 m

Minibiografia

Errol Flynn era filho de Theodore Flynn, um respeitado biólogo australiano, e de Marrelle Young, uma jovem mulher descendente de Fletcher Christian e Edward Young, tripulantes do famoso H.M.S. Bounty.

Quando sua família mudou-se para a Inglaterra, seu espírito rebelde e aventureiro fez de tudo para ser expulso das escolas em que seus pais o matriculavam. No final de sua adolescência, decidiu sair à procura de ouro, mas só encontrou pequenos trabalhos como castrador de carneiros, caçador de tesouros, pescador e policial, entre outros.

De porte atlético e com um enorme poder de sedução, transformou-se num boêmio conquistador e alvo de maridos ciumentos. Em 1933, estreou no cinema com o filme australiano "In the Wake of the Bounty", no papel de Fletcher Christian, de quem era descendente. Em seguida, participou de dois filmes britânicos, antes de estrear em Hollywood com o filme "A Noiva Curiosa" (1935), do grande cineasta Michael Curtiz. No mesmo ano, a fama bateu à sua porta ao substituir o ator que iria desempenhar o papel principal em um épico sobre piratas. Ao lado de Olivia De Havilland, o filme chamava-se "Capitão Blood" e foi um estrondoso sucesso de bilheteria. Com ela, ele contracenaria em nove filmes, entre os quais "As Aventuras de Robin Hood" (1938), talvez no papel pelo qual é mais recordado.

Apaixonado pelo mar, comprou um iate, "Siroco", no qual passava grande parte de seu tempo livre. Foi nele, que Errol Flynn passou os últimos anos de sua vida, ancorado num porto da Jamaica, onde escreveu sua biografia que viria a ser publicada após sua morte.

Errol Flynn casou-se três vezes, sendo que os dois primeiros casamentos terminaram em divórcio e o último com sua morte. Em ordem cronológica, foram suas esposas: a atriz Lili Damita (1931 - 1942), com quem teve seu filho Sean Flynn; a atriz Nora Eddington (1943 - 1948), com quem teve os filhos Deirdre (1945) e Rory (1947); e a atriz Patrice Wymore (1950 - 1959), com quem teve a filha Arnella.  Seu filho Sean, um fotojornalista, desapareceu com outros jornalistas durante a guerra do Vietnã. Presume-se que tenha sido capturado e morto pelas forças do Kmer Vermelho, quando da invasão do Camboja.

Independentemente de seus três casamentos, Errol Flynn envolveu-se amorosamente com diversas mulheres, sendo inclusive acusado de estupro em 1942, embora nunca tenha sido condenado por isso. Segundo a imprensa norte-americana, há suspeitas de que ele tenha mantido relações homossexuais.



Filmografia Ator (Filmes que assisti)

A CARGA DA BRIGADA LIGEIRA (1936) The charge of the Light Brigade
A DAMA DE SHANGHAI (1947) The lady from Shanghai
A ESTRADA DE SANTA FÉ (1940) Santa Fe trail
A GLÓRIA DE AMAR (1949) That Forsyte woman
AS AVENTURAS DE DON JUAN (1948) Adventures of Don Juan
AS AVENTURAS DE ROBIN HOOD (1938) The adventures of Robin Hood
CAPITÃO BLOOD (1935) Captain Blood
CARAVANA DE OURO (1940) Virginia City
CONTRA TODAS AS BANDEIRAS (1952) Against all flags
DODGE CITY - UMA CIDADE QUE SURGE (1939) Dodge City
E AGORA BRILHA O SOL (1957) The sun also rises
ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (1974) That's entertainment!
FUGITIVOS DO INFERNO (1942) Desperate journey
ISTAMBUL (1957) Istanbul
KIM (1950) Kim
MADEMOISELLE FIFI (1949) It's a great feeling
MEU REINO POR UM AMOR (1939) The private lives of Elizabeth and Essex
NUNCA ME DIGAS ADEUS (1946) Never say goodbye
O GAVIÃO DO MAR (1940) The sea hawk
O INTRÉPIDO GENERAL CUSTER (1941) They died with their boots on
O PRÍNCIPE E O MENDIGO (1937) The Prince and the Pauper
TRÊS DIAS DE VIDA (1944) Uncertain glory
UM PUNHADO DE BRAVOS (1945) Objective, Burma!

Premiações (Filmes que assisti)

AS AVENTURAS DE DON JUAN (1948) Prêmios Bambi, Alemanha Prêmio Bambi de Melhor Ator Internacional