Filmes por gênero

LINDA DARNELL

bio bio bio bio

Informações

Nome Batismo: Monetta Eloyse Darnell
Nascimento: 16 Out 1923
Local Nascimento: Dallas, Texas, USA
Falecimento: 10 Abr 1965
Local Falecimento: Glenview, Illinois, USA
Causa Falecimento: Vítima de incêndio
Altura: 1.63 m

Minibiografia

Filha de uma família de classe média, seu pai era funcionário dos Correios de uma cidade texana.  Desde cedo, sua mãe a encorajava a trabalhar como modelo, como um primeiro passo para se tornar atriz.  Assim, aos 11 anos, ela já trabalhava modelando roupas para uma Loja de Departamentos.  Seus colegas acreditavam que ela tivesse 15 a 16 anos.  Dois anos depois, já representava em sua cidade natal e seu talento começava a se tornar aparente.

Quando um caça-talentos de Hollywood  passou pela área de Dallas - Fort Worth, sua mãe pensou que seria uma boa idéia dar à Linda uma oportunidade de ser testada.  Depois de confirmar suas habilidades para a arte de representar, o tal caça-talentos conseguiu que ela fizesse um teste em Hollywood.  Assim, ela viajou até lá mas, ao descobrirem sua verdadeira idade, a mandaram de volta para casa.  Depois de mais dois anos de atuação nos teatros locais, Linda retornou à California.

Após ser aprovada num teste de formação de elenco, ela finalmente estreou em Hollywood, aos 16 anos, no papel de Marcia Bromley em "Um Hotel Para Mulheres", de 1939, um drama dirigido por Gregory Ratoff e co-protagonizado por Ann Sothern.  No mesmo ano, estrelou com Tyrone Power o filme "Day-Time Wife".  Em 1940, ao protagonizar "Star Dust", Linda alcançou o estrelato e, com sua sublime beleza, converteu-se numa das presenças mais importantes da Twentieth Century-Fox durante toda a década de 40.

Na década seguinte, sua carreira continuou, mas a qualidade das produções de que participou era geralmente inferior à obtida no decênio anterior.  Inconformada com os papéis que lhe ofereciam, Linda abandonou o cinema no final dos anos 50, voltando à telona em 1965 para atuar em seu último filme, "Black Spurs".

Linda Darnell casou-se e divorciou-se três vezes.  Seus maridos foram J. Peverell Marley (1944 a 1952),  Phillip Liebmann (1954 a 1955) e, finalmente, Merle Roy Robertson (1957 a 1962).
Linda morreu vítima de queimaduras sofridas durante um incêndio ocorrido quando ela se achava na casa de uma antiga secretária.



Filmografia Atriz (Filmes que assisti)

A CANÇÃO DE BERNADETTE (1943) The Song of Bernadette
A MARCA DO ZORRO (1940) The Mark of Zorro
ANNA E O REI DO SIÃO (1946) Anna and the King of Siam
BARBA NEGRA, O PIRATA (1952) Blackbeard, the pirate
BUFFALO BILL (1944) Buffalo Bill
ENTRE O AMOR E O PECADO (1947) Forever Amber
O FILHO DOS DEUSES (1940) Brigham Young - Frontiersman
O ÓDIO É CEGO (1950) No way out
PAIXÃO DOS FORTES (1946) My darling Clementine
QUEM É O INFIEL? (1949) A letter to three wives
SANGUE E AREIA (1941) Blood and sand